Decoração: um dos itens mais difíceis de escolher!

Decoração - Quem já começou a organizar o casamento ou já pesquisou algo sobre o assunto já deve ter percebido que um dos itens mais caros e difíceis de escolher é a decoração. São muitos detalhes e muitas decisões a serem tomadas, o que torna o processo trabalhoso e demorado.

Conversamos com a wedding planner, Bebeta Schiavini, para saber mais detalhes e dicas de como tornar mais fácil a contratação desse item. “Toda decoração tem o básico que deve ser contratado, como os arranjos para a cerimônia, os da mesa de doces, os centro de mesas dos convidados, do móvel do bem-casado, mesa do café e para os banheiros”, explica. Dentro desses itens depende muito do que for escolhido para o custo ficar mais alto. As flores têm grande variedade de preços e também os móveis alugados.

Antes de continuar, precisamos explicar a diferença entre decoração e cenografia. Muitas pessoas não entendem e isso precisa ficar claro antes que qualquer decisão seja tomada. Hoje em dia, quando falamos em decoração, a base é a montagem de arranjos florais. Cenografia é a composição do todo, juntando as flores com o mobiliário, tecidos, lustres, velas, iluminação cênica e tapetes.

Toda noiva tem um sonho e muitas vezes imagina algo e não tem ideia de quanto pode custar. “Na maioria das vezes, os homens têm mais dificuldade de entender o porquê do valor gasto na cenografia. Já as noivas não conseguem argumentar e explicar porque a decoração custa tanto, mas elas questionam menos por se tratar da realização do sonho”, conta Bebeta Schiavini.

Segundo Bebeta, um dos maiores problemas é a dificuldade de realizar o sonho dentro do orçamento dos noivos. “Muitas vezes a verba destinada a esse item é bem menor do que é necessário para fazer da forma que eles desejam”.

Outro fator é que os espaços estão cada vez mais cleans e lisos, ou seja, oferecem “teto, chão, parede”, com o intuito de permitir diversas possibilidades de decoração, o que torna o custo mais alto, já que é necessário transformar totalmente a cara do espaço.

“Por isso, é importante pesar esse item na hora de escolher o local do casamento. Se a verba estiver curta, prefira locais que já tenham um estilo arquitetônico ou mobiliário próprios”, indica a assessora.

Outra dica importante, e que vale não só para a decoração, é otimizar o frete. Alugando ou comprando os itens no mesmo lugar pode-se ter uma economia significativa no final.

Contratar uma assessora também facilita muito na hora de escolher a decoração e a cenografia. Além de indicar fornecedores sérios e competentes, ela ajudará a comparar os orçamentos das decoradoras, tarefa nada fácil por se tratar da prestação de um serviço que você só poderá ter certeza do resultado no dia do casamento; e não como um bolo ou doce que você já vê numa primeira visita ao fornecedor. “Ajudo os noivos a perceberem a diferença nos orçamentos como o tipo de cadeira que a decoradora irá usar, se estão incluídos outros móveis, tipos de flores sugeridos e a quantidade de arranjos, além de indicar um fornecedor que tenha o perfil de trabalho que os noivos procuram”, explica Bebeta Schiavini.

Além disso, a assessoria é importante aliada para apartar os ânimos, explicar para o noivo os detalhes com calma e mostrar as diferenças entre uma empresa e outra, o que muitas vezes só pode ser percebido por quem tem expertise no assunto.

Comece a guardar desde já todas as referências que te agradam. Pode parecer exagero, mas essas fotos vão ajudar muito na hora em que você for conversar com a decoradora, aconselha Bebeta.





































Fotos: Graziella Widman

Bebeta Schiavini é assessora da Bebeta Wedding Planner 
www.bebetaschiavini.com.br / Facebook: Bebeta Wedding Planner

Adicionar comentário

* Informação requerida
1000
Powered by Commentics

Comentários (0)

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Já nas Bancas!

©1998-2014 - Todos os direitos reservados · NOIVAS&NOIVOS é uma publicação da McWill Editores Incorporados Ltda.