Para curtir até o fim: 7 dicas para evitar que as dores nas pernas atrapalhem o casamento

É chegado um dos dias mais importantes na vida dos noivos e um dos mais especiais para padrinhos e convidados. Na rotina de preparação e festa de casamento, são comuns os longos períodos que as pessoas passam em pé e – também – sentadas, em horas a fio de produção de cabelos e maquiagem.  No caso das mulheres, a companhia do salto alto nos looks é, em grande parte das vezes, inevitável. E aí o saldo pós-festa acaba sempre sendo o mesmo: dores nas pernas e pés, além de inchaços e a vontade de só usar chinelos ou, até mesmo, ficar descalça.

Mas por que isso acontece? Segundo o angiologista Thiago Rocha, o motivo está relacionado à circulação. “Varizes e veinhas finas acumulam sangue, que deveria estar retornando ao coração. Assim, elas inflamam e doem, o que gera o característico inchaço nas pernas. Além disso, o salto alto diminui o movimento das panturrilhas, concentrando ainda mais o sangue inflamado e causando as fortes dores”, destaca. O especialista ressalta que as dores, sem dúvida, são muito mais presentes em pessoas que já possuem quadro de varizes. Mas, mesmo aqueles que não tenham o problema, podem sentir os efeitos de longos períodos em pé e sem sapatos confortáveis. “De qualquer maneira, nessas situações, a circulação sanguínea vai ser prejudicada”, salienta Thiago.


Por conta disso, o angiologista preparou um guia especial para quem quer curtir as festas de casamento ao máximo e sem os indesejáveis efeitos nas pernas quando a comemoração acabar. Anote tudo e boa festa!


- Mexa-se

A panturrilha é conhecida como o coração das pernas. “No momento em que se retira o salto, se amplia o movimento dos pés e o bombeamento da panturrilha, melhorando a circulação e o retorno do sangue”, diz o especialista.  Assim, movimente as panturrilhas sempre que possível!


- Leve uma flat na bolsa

“Durante a festa, se possível, reveze os sapatos”, orienta. Se começar a sentir desconforto nas pernas, troque o salto por alguma flat, seja sandália ou sapatilha. Muitos casamentos já adotam essa prática, produzindo chinelinhos lindos e personalizados.


- Descanse as pernas antes do evento

Ficar muito tempo sentado durante o preparo de maquiagens ou penteados pode deixar as pernas inflamadas antes mesmo do casamento. “Por isso, procure parar de tempos em tempos e elevar as pernas acima da altura do coração por cerca de cinco minutos”, sugere Thiago.


- Hidrate-se

Tome bastante água antes, durante e após o evento. “Beber cerca de dois litros de água por dia melhora a hidratação dos membros e, consequentemente, a circulação do sangue”.


- Evite o álcool em excesso

Na medida do possível, tente ao máximo controlar a ingestão de bebidas alcoólicas, além de alimentos ricos em sal. “O consumo exagerado pode causar um desequilíbrio eletrolítico, o que piora os casos de inflamação e dor”, pontua o angiologista. E lembre-se: beba sempre água entre uma dose e outra, já que o álcool provoca desidratação.


- Invista num saltinho

No dia a dia, dê preferência aos saltos médios e pequenos. Eles permitem uma melhor movimentação das pernas e panturrilha, melhorando a circulação e retorno do sangue. “O uso de salto alto com frequência está relacionado, sim, ao aumento da dor nas pernas”, alerta.


- Faça massagens nos pés

Para turbinar a circulação e aliviar desconfortos, aposte em massagens nos pés. “Além de ser agradável, o estímulo melhora também a inflamação e o retorno sanguíneo”, finaliza Thiago.



Angiologista Thiago Rocha:  Médico cirurgião com formação cirurgia vascular, angiologia e especialização em Eco Doppler R3 pelo MEC. Especialista em cirurgia vascular pela AMB 2011, atuação em Angioradiologia e cirurgia Endo Vascular. É membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e possui atuação em Flebologia Estética no Rio de Janeiro. Possui título de Golden Member e certificação Clacs da clínica Miyake (que idealizou, desenvolveu e aperfeiçoou o novo método de tratamento).

Adicionar comentário

* Informação requerida
1000
Powered by Commentics

Comentários (0)

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Já nas Bancas!

©1998-2014 - Todos os direitos reservados · NOIVAS&NOIVOS é uma publicação da McWill Editores Incorporados Ltda.